1 – APRESENTAÇÃO

O Projeto “Resgate de Vida” tem por objetivo, proporcionar saúde integral, resgatar a auto-estima e a dignidade dos portadores de transtornos psíquicos, emocionais e espirituais, que geram altos índices de apatia e desinteresse em trabalhar, viver e até levando aos casos mais graves de tentar contra a própria vida (suicídio), bem como reintegrá-los ao convívio familiar e social em condições de vida mais feliz.

Breve Histórico

Em Dezembro de 1999, o presidente Dr. Márcio Monteiro inaugura o Lar de Eurípedes. O Lar de Eurípedes, vinha atendendo aos portadores de transtornos psíquicos, emocionais e espiritual embora enfrentando inúmeras dificuldades para se manter (dentre elas a financeira), e muitas vezes, impossibilitado de receber mais pacientes. Buscando reestruturá-lo, em 2004 resolveu-se transformá-lo em LAR ESPÍRITA BENEFICENTE EURÍPEDES BARSANULFO.

O Lar já atendeu mais de 700 pacientes ao longo destes anos

Missão:

Propiciar ao portador de transtornos psíquicos, emocionais e espirituais, ambiente de paz, equilíbrio, harmonia e religiosidade, elementos que possibilitam o resgate humano e a conscientização de si, do outro e do meio em que vive.

Visão:

Ser uma instituição Larar modelo na prestação de serviços de qualidade na área da saúde psíquica, emocional e espiritual.

2 – JUSTIFICATIVA

No Brasil e no mundo cresce assustadoramente o índice de mortes ocasionados pelos transtornos psíquicos e emocionais, as chamadas doenças da alma, de difícil diagnóstico, que tem ceifado vidas do convívio familiar, deixando um rastro de impotência para os familiares; o suicídio, por sua vez, a causa mais crítica traz consigo os sintomas da depressão, síndrome do pânico, síndrome do mau-humor, dentre outros.
Acreditamos que na associação dos três tratamentos, médico, terapêutico e espiritual, dentro deste novo pensar no ser humano com um “ser integral”, é o diferencial que apóia este Projeto, que tem buscado fazer a diferença para muitos desesperançados. Já temos um rol de pontos positivos, resultado destes anos de atendimento, no qual a cura, representa para nós uma meta incansável, pois a procura tem aumentado, graças ao trabalho sério realizado e que se encontra em plena ascenssão, ano após ano.

Destacamos, de forma ilustrativa, dados sobre a Depressão, para melhor esclarecer:

  • Falta de diagnóstico e tratamento errado levam um número cada vez maior de pessoas a sofrer com a doença.
  • Recentemente, descobriu-se que 45% dos infartados já vivenciaram um episódio depressivo.
  • A Depressão deixa de ser apenas conseqüência e vira fator de risco de outras doenças.
  • 17% dos brasileiros vão passar por uma depressão na vida.
  • A doença é duas vezes mais comum em mulheres que em homens.
  • Em 2002 foram vendidos 16 milhões de antidepressivos para cerca de 700 mil pacientes no país.
  • A idade média da primeira depressão caiu de 40 para 26 anos.
  • A conseqüência mais grave é o de suicídio.
  • Na Inglaterra, o índice de pessoas que se mataram cresceu 50% na última década.
  • No caso da depressão, prevenir a doença significa tratá-la rapidamente para evitar que se torne crônica.
  • Algumas das conseqüências graves é o impedimento das pessoas em trabalhar e se relacionar.
    (Fonte: Aida Veiga – Revista Época n° 259/2003, base de dados do IBGE)

3 – OBJETIVO

  • Promover tratamento bio-psico-espiritual, gratuito e de qualidade aos portadores de transtornos psíquicos, visando o reequilíbrio e reinserção social;
  • Desenvolver ações de promoção e prevenção à saúde física, psíquica e espiritual;
  • Implementar ações visando a manutenção e construção da nova sede do Lar.

4 – META

Garantir recursos para manter a continuidade do atendimento gratuito, de 30 pacientes/mês e ampliação da capacidade, conforme demanda.

5 – ÁREA DE ABRANGÊNCIA

A área de abrangência do atendimento do projeto é o estado de Mato Grosso.

6 – TERAPÊUTICA BÁSICA DE TRATAMENTO

  • Psicoterapia:
    lida com a busca da evolução espiritual, integrando essa meta aos procedimentos terapêuticos. São muitas as diferenças entre essa nova psicologia e as tradicionais maneiras psicológicas de analisar as pessoas, mas duas se sobressaem: a personalidade congênita e a ilusão das “cascas”. A nossa personalidade é congênitas e não se forma na infância, como fomos até agora acostumados a pensar. A formação da personalidade remonta a nossas experiências passadas. A finalidade principal ´e justamente tentarmos evoluir, mudando nossas características negativas (congênitas) de personalidade, que viemos apresentando, geralmente há muitos séculos. Essa á a busca da evolução espiritual, ou evolução conciencial. (Dr. Celso Traub)
  • Fluidoterapia:
    “[…] é o tratamento feito com fluidos, ou seja, através de passe e água fluidificada.” (Crispim, 1998) “Água fluidificada é um dos recursos que geralmente e rotineiramente emprega-se para auxiliar o reajuste energético.”
  • Musicoterapia:
    “A música, os cantos graves e religiosos podem também contribuir poderosamente para determinar os pensamentos e os fluidos. (Léon Denis, No Invisível, 14.ed., p.100)
  • Laborterapia:
    “A laborterapia possibilita ao enfermo condições de interiorização, de desenvolvimento da paciência, da humildade, da criatividade, da capacidade de expressão e expansão do sentir e do querer e até livrar bloqueios-causas profundas de estados depressivos, como se propõe a arte, sendo uma das técnicas da laborterapia, como também o são os trabalhos manuais e outros. (Divaldo, 1991)
  • Preceterapia:
    “[…] Somente os homens de mentalidade positiva, na esfera da espiritualidade superior, conseguem sobrepor-se às influências múltiplas de natureza menos digna.” (Crispim, 1991).
  • Apoio Fraterno:
    “É o nome que adotamos, como 1º passo, para representar a conversação fraterna ou a anamnese físico-psíquica, que realizamos com todas as pessoas que buscam a nossa instituição para tratamento. Processo simples de ouvir o irmão necessitado ou carente, e orientá-lo, conforme os postulados espíritas, dentro de nossas próprias limitações.”(Crispim, 1991)
  • Evangelhoterapia:
    Procura-se atender de forma mais direta aos pacientes, através de vibrações amorosas e preces voltadas para as suas necessidades, problemas pessoais ou núcleos. Visa-se ainda ao atendimento de seus lares e fortalecimento do ambiente psíquico do Centro Espírita. (Crispim,1998) ü Leituraterapia: (…) o livro é realmente uma dádiva de Deus à Humanidade para que os grandes instrutores possam clarear o nosso caminho, conversando conosco, acima dos séculos e das civilizações. É pelo livro que recebemos os ensinamentos e a orientação, o reajuste mental e a renovação interior. Dificilmente poderíamos conquistar a felicidade sem a boa leitura. O próprio Jesus, a fim de permanecer conosco, legou-nos o evangelho de amor, que é, sem dúvida o Livro Divino e, cujas lições podemos encontrar a libertação de todo o mal. (Meimei).
  • Passeterapia:
    é o exercício da medicina da alma na extenção do alívio ou da cura da dor, dor que se manifesta na forma de alarme ou emergência no império do organismo humano. “O passe é uma transfusão de energias, alternando o campo celular, a assistência magnética … ajudando a criatura necessitada para que ela ajude a si mesma.” (Crispim, 1983)
  • Aulas e estudo em grupo:
    A abordagem é realizada de forma simples e participativa, com textos e estudos em grupos, voltando as explicações e ilustrações para os problemas individuais e causais, desencadeados nos processos psíquicos… há uma verdadeira terapia de grupo à luz da doutrina espírita, onde medo, dores, dúvidas, sofrimentos etc, são intercambiados em regime de experiência e aprendizagem.( Crispim, 1998)

7 – CARACTERIZAÇÃO SÓCIO-ECONÔMICA DA POPULAÇÃO DA ÁREA DE ABRANGÊNCIA

O projeto atende a população de um modo geral da área urbana e rural, independente da faixa de renda e idade, sendo que o principal critério de elegibilidade é a triagem feita por profissionais da área de saúde. Despesas Gerais: alimentação (café da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar, lanche da noite), materiais de higiene pessoal, materiais de limpeza, materiais utilizados na laborterapia, material de hotelaria, materiais de escritório, materiais de manutenção do prédio.

8 – FONTES DE RECURSOS PARA AUTO-SUSTENTABILIDADE DO PROJETO

  • Mantenedora
  • Sócios contribuintes
  • Parcerias com empresas colaboradoras
  • Trabalho voluntário
  • Doações
  • Convênios com Órgãos Públicos

Atenção: Para ficar internado no Lar é necessário passar pela triagem e avaliação, segunda-feira a partir das 19h30.
Informações: Frasoize: 65 – 9983-1028

Clique aqui e Assista ao vídeo institucional no YoTube