No sábado, das 17h30 às 20h30 temos o momento dedicado ao estudo, troca de experiências e pesquisas. Os cursos que congregam todos os trabalhadores da Casa Espírita estão divididos em cursos do Ciclo Introdutório e das Escolas para Formação de Trabalhadores dos Institutos.

O espírita faz-se aluno no sagrado mister de aprender para melhor servir, compreender para ensinar e conhecer para amar.

Como o programa é desenvolvido?

Ciclo Introdutório

Este Ciclo representa uma proposta de estudo sistematizado e regular da Doutrina Espírita em que o neófito adquire conhecimentos teóricos e de práticas assistenciais que o habilita a integrar-se, posteriormente, no Ciclo de Especialização. É composto de quatro cursos, de duração semestral.

1º) Conheça o Espiritismo – Um curso sistematizado e regular destinado, àqueles que desejam conhecer o Espiritismo, suas verdades e sua aplicação prática. Deus, Jesus, Allan Kardec e Doutrina Espírita, espírito, perispírito e corpo, reencarnação, mediunidade, obsessão pluralidade dos mundos habitados constituem, dentre outros, palpitantes assuntos para o despertamento e iluminação da alma.

2º) Nosso Lar – constitui um estudo do livro Nosso Lar, do espírito André Luiz e psicografia de Francisco Cândido Xavier, editado pela Federação Espírita Brasileira, Esse curso objetiva estudar a experiência vivida por André Luiz no plano espiritual.

3º) Passe – Constituindo importante estudo dos mecanismos de ação, dos tipos e das técnicas dessa eficiente terapêutica exemplificada por Jesus, esse curso pretende formar passistas esclarecidos, capazes de atuar no auxílio magnético.

4º) Corrente Magnética – Trata-se de estudo do livro Desobsessão por Corrente Magnética: pesquisa bibliográfica, interpretações e manual de aplicação. Objetiva identificar a fundamentação doutrinária desse eficiente método desobsessivo, sua utilidade e aplicação no tratamento e prevenção das doenças obsessivas.

Ciclo de Especialização

Após a conclusão do ciclo introdutório, o aluno poderá ingressar no instituto da mediunidade e também escolher um dos demais institutos conforme sua preferência.

Instituto da Caridade

Pretende formar trabalhadores para atuarem em todos os setores de assistência social da Casa Espírita e Postos de Assistência, possibilitando a promoção da família por meio da educação pelo trabalho, ministrando cursos de laborterapia e profissionalização; reeducação pelas escolas de assistência ao alcoolista, amparando a maternidade e o idoso, aos problemas do sexo e de dependência químicas, prevenção de suicídio e fobias.

Instituto da Criança

Visa a implantação e organização da Escola de Evangelização Espírita Infantil para atendimento às crianças de zero a 11 anos, bem como da Escola para Formação de Evangelizadores Espíritas para a Infância, preparando-os para a atuação nas atividades de evangelização infantil da Casa Espírita.

Instituto da Divulgação

O Instituto da Divulgação é uma área de suma importância na estrutura de funcionamento de uma Casa Espírita.

Cada Instituto, dentro das atribuições que lhes são peculiares, cumpre uma função específica, que integrada uma à outra, propicia diversos benefícios pela evangelização, assistência e promoção social , socorro espiritual, etc.

Compete ao Instituto da Divulgação tarefas relevantes concernentes à propagação do Espiritismo.

Instituto do Esclarecimento e Família

Destina-se à formação de instrutores para os cursos de estudo sistematizado da Doutrina Espírita, assim como de trabalhadores para as atividades de evangelização da família, para a Caravana de Culto do Evangelho nos Lares, Alfabetização Cristã, cursos de Esperanto, reunião Pública, dentre outras, coordenadas pelo Instituto.

Instituto do Jovem

Objetiva atender, educar e acompanhar o jovem, a partir de 12 anos, à luz do Espiritismo, no intuito de fortalecê-lo junto à seara cristã, bem como especializar trabalhadores que atuarão na evangelização juvenil.

Instituto da Mediunidade

Comum a todos os Institutos, o Instituto da Mediunidade aspira à formação de médiuns esclarecidos para atuarem nas diversas atividades mediúnicas da Casa Espírita, oportunizando aos trabalhadores dos outros institutos a participação nas atividades de desenvolvimento mediúnico, passes, equipe de vibração, corrente magnética, dentre outras.