Evangelização Espírita Infantil
“A Criança ainda é o sorriso do futuro na face do presente. Evangelizá-la é, pois, espiritualizar o porvir, legando-lhe a lição clara e pura do ensinamento cristão, a fim de que, verdadeiramente, viva o Cristo nas gerações de amanhã.” Francisco Spinelli |
A Importância da Evangelização Infantil
“É possível a renovação do mundo em que habitamos, além da reforma interior de cada um para o bem, sem darmos à criança de hoje o embasamento evangélico?
Sem a renovação espiritual da criatura para o bem, jamais chegaríamos ao nível superior que nos compete alcançar. Ajudar a criança, amparando-lhe o desenvolvimento, sob a luz do Cristo, é cooperar na construção da reforma santificante da humanidade, na direção do mundo redimido de amanhã.” (Emmanuel, Encontros no Tempo, 5. ed., perg. 42)
Por que o período infantil é o mais importante para a tarefa educativa?
“Encarnando, com o objetivo de se aperfeiçoar, o Espírito, durante esse período, é mais acessível às impressões que recebe, capazes de lhe auxiliarem o adiantamento, para o que devem contribuir os incumbidos de educá-lo.” (Allan Kardec, O livro dos espíritos,76. ed., perg. 383).
“A delicadeza da idade infantil os torna brandos, acessíveis aos conselhos da experiência e dos que devam fazê-los progredir. Nessa fase é que se lhes pode reformar os caracteres e reprimir os maus pendores.” […]. (Allan Kardec, O livro dos espíritos, 76. ed., perg. 385).
Por que a escola de evangelização espírita infantil antes dos 7 anos de idade?
“109. O período infantil é o mais importante para a tarefa educativa?
– O período infantil é o mais sério e o mais propício à assimilação dos princípios educativos.
– Até aos sete anos, o Espírito ainda se encontra em fase de adaptação para a nova existência que lhe compete no mundo. Nessa idade, ainda não existe uma integração perfeita entre ele e a matéria orgânica. Suas recordações do plano espiritual são, por isso, mais vivas, tornando-se mais suscetível de renovar o caráter e estabelecer novo caminho, na consolidação dos princípios de responsabilidade, […].
– Passada a época infantil, credora de toda vigilância e carinho por parte das energias paternais, os processos de educação moral, que formam o caráter, tornam-se mais difíceis com a integração do Espírito em seu mundo orgânico material,[…].”
(Emmanuel, O Consolador, 15. ed., perg. 109).
Qual deve ser o conteúdo espírita a ser estudado pela criança na escola de evangelização?
“Temos ouvido o espírito de Emmanuel há muitos anos com respeito a estes assuntos, […]. Nós sempre nos desvelamos em nossas casas, no ensino da bondade, do perdão, das atitudes evangélicas em si, mas precisávamos descobrir um meio de comunicar à criança, algum ensina-mento em torno da Lei de Causa e Efeito, mostrando determinados tópicos dos mais expressivos para o mundo infantil, com respeito à reencarnação, um problema da imortalidade da alma.
Muitas vezes, nós esquecemos de conduzir a criança para este tipo de lição, para este tipo de comentários, com receio de apressar na mente das crianças determinados pensamentos com relação a morte do corpo.
Precisávamos estudar quais os meios de começar a oferecer à criança, bases para que ela se conheça no mundo em que está vivendo e naquele mundo social em que ela vai viver.”
(Emmanuel , A Terra e o semeador, 7. ed., perg. 101)
O que é o Instituto da Criança?
O Instituto da Criança é uma unidade de trabalho, ensino e pesquisa, especializada no atendimento à infância.
Laboratório de experiências fecundas onde se busca a compreensão do ser reencarnante em seu estágio infantil, se labora pela atualização contínua de conteúdos e procedimentos didáticos-pedagógicos, e representa a sintonia da teoria com a prática, a compreensão aliada à ação, o amor materializado em benefícios no campo do atendimento à criança no Centro Espírita.